Alemanha. Negacionistas da pandemia planeavam campanha de atentados terroristas

por RTP
Fabrizio Bensch, Reuters

A ministra alemã do Interior anunciou a detenção de vários membros de um grupo que, para começar, planeava o rapto de um dos ministros federais e diversos atentados bombistas, que pudessem ser o prelúdio de uma acção de derrubamento do Governo

A ministra federal do Interior Nancy Faeser, referiu-se aos Reichsbürger, grupo de extrema-direita que recusa reconhecer as leis da República Federal, e aos negacionistas da pandemia de covid-19 como autores dos planos putschistas e terroristas, comentando que o que une Reichsbürger armados e os negacionistas radicais do corona é o ódio sem limites à democracia, ao Estado e às pessoas, que se empenham no bem comum.

A isto acrescentou ainda a ministra que os planos de rapto visando o ministro federal da Saúde, Karl Lauterbach, mostram um salto qualitativo na ameaça que estes grupos representam para o regime democrático. E prometeu: "Vamos opor-nos com a consequência própria do Estado de direito contra esta ameaça".

O ministro federal da Justiça, Marco Bushmann felicitou-se trambém, entretanto, com a detenção dos membros do grupo que preparava os atentados, e que dá pelo nome de "Patriotas unidos&.

Karl Lauterbach, ministro da Saúde, e alvo do grupo terrorista, assegurou que este "não terá sucesso". E acrescentou: "Este exemplo mostra como está dividida a nossa sociedade. Ultrapassar esta divisão e recuperar a confiança [dos cidadãos] continua a ser o meu objectivo na política".
pub