Alerta de tsunami após sismo ao largo de Samatra

O centro norte-americano de alerta de tsunami lançou hoje um aviso a todos os países da região do Oceano Índico para a possibilidade de ondas gigantes devido ao sismo de 7,9 na escala de Richter ao largo de Samatra, Indonésia.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /
RTP

O sismo sentido às 18:10 locais (12:10 em Lisboa), ocorreu a 15,6 quilómetros de profundidade ao largo da costa ocidental da ilha de Samatra, a 105 quilómetros da província de Bengkulu desta ilha no oeste da Indonésia e a 605 quilómetros da capital, Jacarta.

Além da Indonésia, o alerta de tsunami é válido à Austrália, Índia, Sri Lanka, Tailândia, Maldivas, Malásia, Birmânia, Bangladesh, Maurícias, Seychelles, Madagascar, Moçambique, Iemen e Irão, entre outros países.

A 26 de Dezembro de 2004, um violento sismo na Indonésia provocou um tsunami que causou mais de 186 mil mortos em vários países da zona do Oceano Índico.

O Centro de Alerta de Tsunami norte-americano refere na sua página da Internet que sismos de magnitude do ocorrido hoje perto de Samatra podem originar ondas gigantes que afectem costas de países em todo o Oceano.

Aponta ainda que embora não seja conhecida a existência de um tsunami em resultado do sismo, as autoridades da região devem ter em conta tal possibilidade e aconselha que tomem as medidas apropriadas.


PUB