Alerta de tsunami emitido após sismo de magnitude 7 atingir Nova Zelândia

por Lusa
O alerta foi dado pelo instituto geológico dos EUA Hotli Simanjuntak-Epa

Um sismo de magnitude 7,0 na escala de Richter atingiu esta quinta-feira as ilhas Kermadec, arquipélago situado no norte da Nova Zelândia, com as autoridades norte-americanas a emitirem um alerta de risco de tsunami.

O abalo ocorreu às 00h56 em Lisboa, a 22 quilómetros de profundidade sob o fundo do mar no Oceano Pacífico, de acordo com o instituto geológico dos EUA (United States Geological Survey, USGS), que regista a atividade sísmica em todo o mundo.

O sismo ocorreu a 980 quilómetros de Ohonua, no arquipélago de Tonga.

O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos emitiu um alerta sobre o potencial risco de tsunami para as "costas localizadas até 300 quilómetros do epicentro do terremoto" e prevê ondas "inferiores a 0,3 metros acima do nível da maré".

As Ilhas Kermadec, que ficam entre a Nova Zelândia e Tonga, são despovoadas, exceto pelo pessoal de uma base instalada permanentemente na Ilha Raoul, que possui uma estação meteorológica e de rádio.

A Nova Zelândia fica no denominado "anel de fogo" do Pacífico, zona de grande atividade sísmica e vulcânica, e o arquipélago regista cerca de 14 mil sismos por ano, na maioria de magnitude fraca a moderada, com apenas entre 100 e 150 sentidos pela população.

 

 

Tópicos
pub