Aligatores "fecham" polémica cadeia de imigrantes nos Estados Unidos

Uma juíza federal em Miami ordenou o encerramento da prisão de imigrantes que Donald Trump mandou criar e que é conhecida por "Alligator Alcatraz", ou "Alcatraz de Aligatores". Alvo de inúmeras críticas e muitas denúncias de violações de Direitos Humanos, a cadeia "está a provocar danos graves e irreparáveis aos frágeis Everglades, na Florida", considera a juíza.

Cristina Santos - RTP /
Aligator na Reserva natural Everglades. Foto: Hans Lucas via AFP

Na ordem de 82 páginas, publicada esta sexta-feira no tribunal distrital do sul da Florida, Kathleen Williams manda encerrar a prisão da Administração Trump no prazo de 60 dias. Após este período, todos os materiais de construção, cercas, geradores e instalações que transformaram o local num campo de detenção devem ser removidos.
A juíza federal determina também que mais ninguém seja levado para as instalações enquanto estiverem a ser encerradas. 

O número certo de pessoas detidas não é conhecido, mas estima-se que sejam cerca de 700. Centenas destes detidos não têm antecedentes criminais ou processos criminais em curso contra eles.
A decisão surpreendente baseia-se numa ordem de restrição temporária que a própria Williams emitiu há duas semanas.

Então a magistrada mandou suspender as obras para adicionar infraestruturas e campo de detenção que a administração Trump pretende usar para três mil imigrantes que aguardam deportação.
Foto: Marco Bello - Reuters

A construção deste acampamento remoto também provocou ondas de críticas devido às condições adversas, abuso de detidos e violação do direito a um processo legal para deportação.

Na ordem de encerramento da prisão, a juíza apoia a decisão num projeto da década de 1960. Na altura, o plano era transformar este local num grande aeroporto turístico, mas foi rejeitado devido aos danos que causaria à região e ao delicado ecossistema.

Kathleen Williams entende que a construção apressada, em oito dias, da prisão danificou as zonas húmidas sensíveis de uma reserva nacional e colocou ainda mais em risco espécies protegidas pelo Governo Federal.

“Todos os governadores da Florida, todos os senadores da Florida e inúmeras figuras políticas locais e nacionais, incluindo presidentes, prometeram publicamente o seu apoio inequívoco à restauração, conservação e proteção dos Everglades", lê-se no documento da juíza. “Esta ordem apenas faz cumprir os requisitos básicos da legislação destinada a cumprir essas promessas.”
A ordem de encerramento da “Alligator Alcatraz” representa uma grande vitória para grupos ambientalistas e uma tribo indígena americana que processou o estado da Florida e o governo federal.

Por outro lado, a decisão é um golpe para a agenda da Administração Trump de detenção e deportação de imigrantes .
Tópicos
PUB