Amazon cria equipas que trabalham 30 horas por semana

Trabalhar 30 horas por semana e beneficiar de um fim de semana de três dias pode passar a ser uma realidade para alguns funcionários da Amazon. O gigante do comércio eletrónico prepara-se para formar equipas exclusivamente compostas por funcionários com horário reduzido, avança o The Washington Post.

RTP /
Mike Segar - Reuters

É esta a grande mudança: o facto de equipas inteiras, incluindo gestores, serem constituídos por trabalhadores a tempo parcial. Até agora a empresa já tinha funcionários a part-time, mas estavam inseridos em equipas com trabalhadores a tempo completo.

“Queremos criar um ambiente de trabalho preparado para horários reduzidos e que fomenta o sucesso e o crescimento profissional”, explica a empresa. A proposta surge da convicção de que as 40 horas semanais não serão o melhor modelo para todos os funcionários.

Estes trabalhadores a tempo reduzido terão os mesmos benefícios que os restantes, mas contarão com menos dinheiro na conta bancária ao fim do mês: menos 25 face ao salário aplicado aos restantes funcionários. Trabalharão de segunda a quinta-feira, das 10h00 às 14h00, totalizando assim 16 horas semanais. As restantes 14 horas são feitas em horário flexível.

Por agora, serão poucos os funcionários a serem incluídos neste programa piloto e, caso pretendam, poderão transitar para as 40 horas semanais. A empresa garante ainda que não pretende tornar o modelo das 30 horas uma norma aplicada globalmente na empresa.

O anúncio da Amazon surge um ano depois de uma reportagem do The New York Times funcionários a trabalhar 80 horas por semana
Tópicos
PUB