Americano processa Bausch and Lomb por infecção ocular

Um homem que afirma ter contraído uma infecção ocular devido a um produto de limpeza de lentes de contacto apresentou uma queixa nos Estados Unidos contra o grupo de produtos de oftalmologia Bausch and Lomb.

Agência LUSA /

A empresa decidiu na segunda-feira suspender nos EUA a distribuição da solução ReNu, depois da autoridade norte-americana do medicamento (FDA) ter alertado para o risco de infecções oculares.

Foram detectados 109 casos de infecção pelo fungo Fusarium em dezassete estados norte-americanos, indicou a FDA.

O queixoso, de 53 anos, utilizava o produto e sofreu uma infecção micósica do olho esquerdo em Outubro de 2005 e teve de ser sujeito a várias intervenções cirúrgicas que lhe reduziram a visão em 15 por cento, segundo a firma de advogados que o representa.

A firma apelou a outros utilizadores que tenham sido afectados para apresentarem uma queixa colectiva contra a Bausch and Lomb, a maior empresa de produtos ópticos sueca.

Os representantes do grupo Bausch and Lomb, cujos títulos na Bolsa de Nova Iorque perderam 20 por cento hoje e terça-feira, afirmaram que não foi registado nenhum caso de infecção na Europa ou na China.

Os produtos comercializados na Europa e China são produzidos localmente e não são exportados pelos Estados Unidos, esclareceram.


PUB