Amnistia Internacional pede a Obama para abordar direitos humanos na Malásia

Kuala Lumpur, 26 abr (Lusa) -- A Amnistia Internacional (AI) pediu ao Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para abordar a deterioração dos direitos humanos na Malásia, onde é esperado hoje.

Lusa /

Em comunicado, a organização insta Obama a recordar às autoridades malaias que as "restrições" ao direito de expressão e a violação dos direitos humanos por parte da polícia são "inaceitáveis".

Obama é esperado, esta tarde, em Kuala Lumpur, para aquela que será a primeira visita oficial de um presidente norte-americano à Malásia desde a realizada por Lyndon Johnson, em 1996.

A AI vê na visita uma oportunidade para instar as autoridades da Malásia a acelerarem as reformas ao nível dos direitos humanos.

Na mesma nota, citada pela agência Efe, a AI elenca casos recentes como o julgamento por sodomia do líder da oposição, Anwar Ibrahim, por "motivos políticos" ou as acusações apresentadas contra a ativista Lena Hendry por ter exibido um documentário sobre crimes de guerra no Sri Lanka.

Em janeiro, o Governo da Malásia declarou ilegal a COMANGO, uma coligação de organizações não-governamentais, cujo objetivo era expor diante das Nações Unidas os casos de violação dos direitos humanos no país.

A AI também menciona alegados casos de tortura e a morte de dois detidos, que estavam sob custódia policial, que não foram investigadas.

Obama chega esta tarde à Malásia no âmbito da viagem oficial que realiza à Ásia, que incluiu o Japão e a Coreia do Sul, a qual termina na próxima terça-feira, nas Filipinas.

Tópicos
PUB