Amsterdão sobe idade mínima legal de prostituição

O presidente da câmara de Amsterdão anunciou que a idade mínima para uma prostituta vai subir de 18 para 21 anos. Os bordéis serão ainda forçados a encerrar durante a madrugada.

RTP /
O Bairro da Luz Vermelha em Amsterdão deverá "fechar" as suas famosas janelas entre as três e as nove da manhã, anunciou o edil da cidade DR

Em conferência de imprensa esta terça-feira em Amsterdão, o edil justificou a medida como parte do combate ao crime e proteção contra o abuso das "trabalhadoras do sexo," uma das atrações da cidade.

Eberhard van der Laan afirmou ainda que as janelas onde as prostitutas se exibem para atrair clientes, serão fechadas entre as três e as nove da manhã.

A prostituição foi legalizada na Holanda em 2006 mas é tolerada em Amsterdão há séculos, sendo a cidade particularmente conhecida pelo seu Bairro da Luz Vermelha, ruas onde as prostitutas se mostram nas janelas como qualquer outro produto numa montra.

A cidade é ainda famosa pela sua atitude liberal quanto à venda e ao consumo de drogas.

Nos últimos anos e devido à criminalidade crescente, os executivos camarários de Amsterdão têm vindo a endurecer as regras da prostituição e do consumo de estupefacientes, em especial quanto ao funcionamento das lojas e dos cafés onde se vendem drogas. Entre 2007 e 2009 um terço das janelas de prostituição foram proibidas.
Tópicos
PUB