Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Andaluzia. Descoberta antiga sinagoga medieval que já foi hospital e discoteca

por RTP

A cidade de Utrera trouxe ao conhecimento do público uma descoberta rara depois de arqueólogos terem encontrado, em boas condições, uma sinagoga medieval que nos sete séculos seguintes teve propósitos diferentes. Passou por ser um hospital, um orfanato e mais recentemente uma discoteca.

A descoberta foi anunciada na última terça-feira e tornou-se num dos principais achados relacionados com sinagogas medievais que sobreviveram à expulsão dos judeus em Espanha, em 1492.

Existem referências à sinagoga que remontam a mais de 400 anos. Em 1604, o padre local, Rodrigo Caro, descreveu a área: “Neste local havia apenas estrangeiros e judeus que tinham a sua sinagoga antes de estar aqui o Hospital da Misericórdia”.

A descrição de Rodrigo Caro foi confirmada no fim do ano passado quando uma equipa de arqueólogos liderados por Miguel Ángel de Dios descobriu uma arca da Torah e o local onde se recitavam orações.

“Foi como desvendar hieróglifos. Quando encontrámos a chave, tudo se juntou”, disse Ángel de Dios.

O presidente da câmara de Utrera disse em conferência de imprensa que a investigação dos últimos dois anos significa que “agora podemos ter a certeza científica de que estamos numa sinagoga medieval”. José María Villalobos confessou que a descoberta o deixou sem palavras.



“Até agora, apenas existiam quatro edifícios destes por toda a Espanha – dois em Toledo, um em Segovia e outro em Córdoba. Este é um edifício excecional que tem sido parte de Utrera e dos seus habitantes nos últimos 700 anos. O edifício foi construído nos anos de 1300 e aguentou até ao século XXI”.

Para Villalobos, uma das razões para o edifício ter durado tanto tempo prende-se com o facto de o mesmo ter tido sempre um propósito diferente e que a descoberta justifica a vontade, nem sempre popular, de comprar a infraestrutura e que esta representa uma “oportunidade para recuperarmos a nossa história” e atrair investigadores e turistas.

O plano passa por abrir o espaço aos turistas e visitantes enquanto continuam as escavações arqueológicas. Os investigadores acreditam que ainda existem várias partes a ser descobertas. O próximo passo, de acordo com Miguel Ángel de Dios, é tentar perceber se existe uma casa rabínica ou uma escola religiosa.
Tópicos
pub