EM DIRETO
Presidenciais 2026. Eleitores escolhem o sucessor de Marcelo Rebelo de Sousa

Angola. Adão de Almeida eleito novo presidente da Assembleia Nacional por unanimidade

Angola. Adão de Almeida eleito novo presidente da Assembleia Nacional por unanimidade

Adão de Almeida foi hoje eleito presidente da Assembleia Nacional angolana com 196 votos a favor, sucedendo a Carolina Cerqueira, após decisão do Bureau Político do Comité Central do MPLA de proceder à substituição a meio da legislatura.

Lusa /

A eleição, hoje na sessão plenária, decorre do disposto no artigo 40.º do Regimento da Assembleia Nacional, que permite a substituição do presidente do parlamento por iniciativa do partido que o indicou.

A proposta do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), partido maioritário, foi formalizada na semana passada, levando à convocação de uma sessão plenária dedicada exclusivamente à votação.

Ao assumir o cargo, Adão de Almeida retoma o seu mandato de deputado, que havia sido suspenso em outubro de 2022 para exercer funções no executivo como ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República.

No passado, o jurista desempenhou também os cargos de ministro da Administração do Território, secretário do Presidente da República para os Assuntos Institucionais e coordenador da Comissão Interministerial da Reforma do Estado.

Com o regresso ao parlamento, Adão de Almeida passa a integrar a 5.ª Comissão de Economia e Finanças e o Grupo Nacional de Acompanhamento aos Países de África, Caraíbas e Pacífico (ACP-UE), o que implica a suspensão do mandato da deputada Luzia Inglês, da mesma bancada parlamentar.

Tópicos
PUB