Annan inicia na próxima semana visita a vários países africanos

O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, inicia na próxima semana uma visita a vários países africanos para participar em algumas reuniões, nomeadamente a do Conselho de Segurança das Nações Unidas em Nairobi, capital do Quénia.

Agência LUSA /

A reunião do Conselho de Segurança da ONU, aprovada no passado 26 de Outubro, será a primeira que o máximo órgão decisório da ONU realiza em Nairobi e tem como objectivo analisar os conflitos do Sudão, nomeadamente o de Darfur.

Kofi Annan visitará ainda a Tanzânia para participar numa reunião de alto nível do Fundo Global contra a SIDA, Tuberculose e Malária, criado em 2002 para financiar programas de luta contra estas doenças.

O secretário-geral da ONU participará também na Tanzânia numa conferência internacional sobre a região dos Grandes Lagos, com o objectivo de encontrar soluções os problemas da área, que durante muito anos foi a mais problemática do continente africano.

Ainda durante a próxima semana, Annan participa como representante das Nações Unidas na Conferência Internacional sobre o Iraque, que decorrerá entre 22 e 23 de Novembro no Egipto, juntamente com representantes da Turquia, Irão, Síria, Kuwait, Jordânia, Estados Unidos, Alemanha, Japão, Canadá, França, Reino Unido, Itália, Rússia e Liga Árabe. O objectivo desta conferência é procurar soluções para os problemas políticos, económicos e de segurança que enfrentam os iraquianos, assim como a preparação das eleições e a criação de condições que permitam a retirada das tropas estrangeiras do país.

A viagem de Kofi Annan inclui ainda uma escala no Burkina Fasso para uma visita oficial ao país, onde assistirá à X Conferência da Francofonia.

O porta-voz de Kofi Annan, Fred Eckhard, disse, entretanto, hoje que o secretário-geral da ONU não se deslocará à Costa do Marfim, devido à conferência sobre o Iraque, que o obrigou a fazer alterações de agenda e não visitar missões de paz das Nações Unidas em África.

PUB