Antigo chefe de Estado-maior do Exército, coronel Almani Alan Camará, entre os desaparecidos em naufrágio
Bissau, 16 Jan (Lusa) - O coronel Almami Alan Camará, antigo chefe de Estado-maior do Exército da Guiné-Bissau, está entre os desaparecidos no naufrágio de domingo ao largo de Biombo, norte do país, confirmou hoje à Lusa o filho.
"Acho que o meu pai está morto. É uma pena. Sinto pena do meu pai. Ele podia estar na sua casa em Bissau", afirmou Mamadu Camará.
O coronel Alan Camará foi um dos comandantes da Junta Militar que derrubou o presidente "Nino" Vieira, na guerra civil de 1998/99.
Já na presidência de Kumba Ialá, em 2001, o coronel Camará foi acusado de participar numa tentativa de golpe de Estado, tendo sido detido várias vezes.
Mais tarde, abandonou as forças armadas guineenses, dedicando-se aos estudos islâmicos.
O coronel Almani Alan Camará era um dos membros do Conselho Nacional Islâmico que regressava de Pecixe de uma cerimónia de islamização, quando a embarcação naufragou.
Sem dados oficiais, estima-se que estejam ainda desaparecidas cerca de 70 pessoas na sequência do naufrágio de domingo ao largo de Biombo, localidade onde há já sete sepulturas de vítimas do desastre, de acordo com a população local.
MSE/MB.
Lusa/Fim