Antigo membro dos GAL detido por tráfico de droga

Uma das principais figuras dos "Grupos Atintiterroristas de Libertação" (GAL), que nos anos 80 se dedicava a matar pessoas conotadas com a ETA, foi detido no sábado por tráfico de droga. A medida de coação decretada a Michel Domínguez não admite caução.

RTP /
Michel Domínguez, em imagem de arquivo DR

O antigo polícia Domínguez era, juntamente, com o seu superior hierárquico José Amedo, uma das figuras mais destacadas do que ficou conhecido como a "guerra suja" do Estado espanhol contra a organização separatista basca ETA.

Em 1988 foi detido e em 1991 foi condenado num processo em que também eram réus o já citado Amedo, o ministro do Interior do Governo do PSOE José Barrionuevo, o secretário de Estado Rafael Vera e o director da Segurança, Julián Sancristóbal. Os responsáveis por essa actividade de terrorismo de Estado, pela qual foi politicamente responsabilizado o primeiro ministro Felipe González, ficaram condenados a um total de 110 anos de prisão.

Em Portugal, foram condenados vários portugueses, operacionais dos GAL, que tinham sido aliciados para um atentado no País Basco francês.

Michel Domínguez voltou em 1998 a ser julgado com uma dúzia de outros co-réus pelo rapto do industrial Segundo Marey, que fora confundido com um membro da ETA. Dos doze condenados, foi ele o último a sair em liberdade. Mesmo assim, desde 1994 já só ia à cadeia dormir.

Na sua biografia pós-carcerária teve menos sorte do que um outro assassino condenado por um atentado anti-basco, de seu nome Emilio Hellin. Também este confundira a sua vítima, no caso a estudante trotskista yolanda González, com uma militante da ETA, também este a sequestrara e, aqui, com consequências piores, visto que assassinara a jovem. No entanto, Hellin, ao sair da cadeia mudou de identidade e, segundo recentemente veio a saber-se, tem estado ao serviço da Guardia Civil em actividades de espionagem informática.

O ex-polícia Domínguez, longe de ser reintegrado na lista de pagamentos de qualquer das polícias espanholas foi no sábado detido por tráfico de droga no âmbito de uma operação policial levada a cabo em Barcelona, segundo hoje noticiou o diário El Mundo. Domínguez foi detido numa estação de comboios e estava sozinho no momento da captura.



PUB