Antigo opositor a Kadhafi eleito primeiro-ministro da Líbia

Trípoli, 14 out (Lusa) - Ali Zeidan, opositor de longa data ao regime de Muammar Kadhafi, foi hoje eleito primeiro-ministro da Líbia.

Lusa /

"Ali Zeidan foi eleito primeiro-ministro e deverá propor um governo dentro de duas semanas", disse Muhammad Megaryef, presidente da assembleia nacional líbia, num discurso transmitido pela televisão local.

Beneficiando do apoio da Aliança das Forças Nacionais, maioritária na assembleia, Zeidan foi eleito com 93 votos, enquanto o outro único candidato, o ministro para o poder local, Muhammad al-Hrari, apoiado pelas forças islamistas, recebeu 85.

Antigo diplomata de carreira, Zeidan renunciou em 1980, quando servia na embaixada líbia da Índia, e passou três décadas no exílio.

Foi membro da Frente Nacional para a Salvação da Líbia, criada em 1981 por dissidentes a viverem no estrangeiro, e foi depois advogado de direitos humanos para a Líbia, a partir de Genebra, na Suíça.

Zeidan desempenhou um papel importante na obtenção de reconhecimento internacional para a liderança política dos rebeldes que combateram o regime de Kadhafi, acabando por o derrubar e por assassinar o ex-líder líbio.

Tópicos
PUB