Anúncio de referendo na Grécia "gera incerteza" nos mercados, diz Berlusconi
Roma, 01 nov (Lusa) - O anúncio da realização de um referendo na Grécia ao plano de resgate europeu ao país está a "gerar incerteza" nos mercados, lamentou hoje o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, em comunicado.
"Não há dúvida de que a decisão grega para fazer um referendo sobre o plano de ajuda da União Europeia pesa sobre as transações", disse o chefe do governo italiano numa nota de imprensa citada pela agência noticiosa francesa AFP.
"Esta é uma escolha inesperada que gera incerteza após o Conselho Europeu e na véspera da importante reunião do G20 em Cannes", acrescentou.
Ao final da manhã, a bolsa de valores de Milão registava uma queda de mais de cinco por cento pressionada pelas ações dos bancos, num desempenho que acompanha o sentimento negativo generalizado na Europa.
Berlusconi garantiu ainda que está a desenvolver a aplicação das medidas anunciadas a semana passada em Bruxelas e que serão apresentadas aos parceiros do G20, cuja cimeira decorre na quinta-feira em Cannes (sul de França).
"As escolhas do Governo serão aplicadas com a determinação, disciplina e velocidade impostas pela situação", prometeu Berlusconi.
A lista de medidas apresentada destina-se a impulsionar o crescimento económico e reduzir a enorme dívida do país de 1900 mil milhões de euros ou 120 por cento do Produto Interno Bruto (PIB).