"Apagão" de Barcelona provocado por queda cabo de alta tensão - Governo

O "apagão" de hoje na cidade espanhola de Barcelona foi causado pela queda de um cabo de alta tensão na central de Collblanc, em L`Hospitalet de Llobregat, informou hoje o ministro da Indústria, Joan Clos.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Em conferência da imprensa, Clos explicou que o "apagão" afectou pelo menos 300 mil clientes de toda a zona de Barcelona, dos quais mais de 130 mil continuam ainda sem luz, já que a queda do cabo provocou problemas em cadeia em seis subestações eléctricas.

Nas últimas duas horas, os serviços eléctricos conseguiram restaurar o fornecimento a vários bairros centrais de Barcelona e a vários locais, entre eles, o Hospital Clínico que teve que recorrer a geradores de emergência para terminar operações cirúrgicas em curso.

Prevê-se que até às 20:00 (19:00 em Lisboa) o serviço eléctrico esteja restabelecido de forma "bastante generalizada" em praticamente toda a região, desconhecendo-se quando toda a situação regressará à normalidade.

PUB