Mundo
Após furacão. Florida debate-se com aumento de infeções por bactérias carnívoras
O condado de Lee, no Estado norte-americano da Florida, registou um aumento fora do normal de novos casos associados a bactérias carnívoras. Pelo menos 32 infeções por vibrio vulnificus e quatro mortes já foram reportadas. Esta bactéria, que vive em água quente e salobra, ter-se-á espalhado durante as cheias desencadeadas pelo furacão Ian.
Em comunicado, as autoridades norte-americanas assinalaram um aumento de novos casos provocados pela bactéria vibrio vulnificus na região que coincide com a área assolada pelo furacão Ian, a 28 de setembro.
Depois de a tempestade de categoria quatro ter atingido a área de Lee, na Florida, a subida das águas terá possibilitado a propagação do micro-organismo carnívoro. "Com esgotos a extravasar, como as situações causadas pelo furacão Ian, podem aumentar os níveis de bactérias", sublinhou o comunicado.
“À medida que a situação pós-tempestade evolui, os indivíduos devem tomar precauções contra infeções e doenças causadas pelo vibrio vulnificus”, alertam as autoridades. O comunicado adverte ainda os moradores para que "estejam sempre cientes dos riscos potenciais associados ao expor feridas abertas, cortes ou arranhões na pele a água quente, salobra ou salgada".
Bactéria carnívora Vibrio vulnificus | DR
Depois de 28 de setembro, as autoridades de saúde registaram 29 novos casos e quatro mortes associadas à bactéria carnívora em Lee. A região de Collier também reporta três casos confirmados que as autoridades associam ao furacão Ian.
Em 2021, foram registadas dez mortes e 34 casos na Florida. Sete mortes foram atribuídas à bactéria em 2020.
Bactéria "comedora de carne"
O vibrio vulnificus é uma espécie de bactéria que vive em ambientes marinhos e tem a habilidade em invadir e destruir tecidos moles. Ao ser altamente invasiva num corpo vivo, a bactéria causa uma infeção conhecida por fascite necrosante.