Apple lança novos iPhones e smartwatch

Dois iPhones maiores, um serviço de pagamento que substitui os cartões de crédito e um smartwatch - são estas as grandes novidades da conferência anual da Apple que decorreu esta segunda feira na sede da multinacional americana, na Califórnia.

Andreia Martins, RTP /
Tim Cook, CEO da Apple, apresentou ao mundo as novidades da marca Foto: Apple

"Neste mesmo palco, Steve Jobs apresentou o Macintosh ao mundo há 30 anos". Foi assim que o CEO da Apple iniciou o evento anual da empresa em Cupertino, Califórnia, onde foram apresentados as duas novas versões do iPhone - iPhone 6 e iPhone 6 Plus, o novo sistema de compra Apple Pay e o Apple Watch, este que é o primeiro dispositivo lançado pela Apple desde a primeira versão do iPad, em 2010, o primeiro aparelho da era Tim Cook.

Nas palavras do CEO da empresa, este é "o maior avanço na história do iPhone". Phil Schiller, responsável pelo marketing da empresa, apresentou os pormenores que diferenciam os esperados smartphones: "São maiores, são bastante maiores. Ajustam-se à sua mão". O iPhone 6 tem um ecrã de 4.7 polegadas, enquanto a versão Plus terá 5.5 polegadas - valores ainda assim inferiores aos phablets da Samsung, o Galaxy Note e Galaxy Note Edge, lançados na semana passada, com 5.6 e 5.7 polegadas, respetivamente. Os modelos anteriores do iPhone 5, 5C e 5S ficavam-se pelas quatro polegadas de ecrã. O processador dos novos modelos será 50 vezes mais rápido que o primeiro iPhone, lançado em 2007.

Com ecrã de retina, a câmara dos novos iPhones terá oito megapixeis e a versão Plus contará com a funcionalidade de estabilizador da imagem. O novo sistema operativo dos telemóveis será, como era esperado, o iOS 8, também disponível para modelos desde o iPhone 4S a partir de dia 17 de Setembro, que vai trazer uma maior resolução e possibilidades para os jogos.

Mantém-se a duração média da bateria dos novos iPhones relativamente ao 5S, com duração ligeiramente superior para a versão Plus. O espaço de armazenamento disponível máximo é agora de 128 gigabites, ultrapassando os modelos anteriores cujo espaço máximo era de 64. Os novos iPhones estarão disponíveis para encomenda a partir de 12 de setembro e chegam ao mercado uma semana depois.

Um relógio inovadorA Apple aproveitou o evento para lançar um sistema que permite usar os novos iPhones na compra de produtos, Apple Pay, que pretende substituir a utilização de cartões de crédito. Segundo Tim Cook, a privacidade dos clientes será sempre assegurada, já que a Apple não terá acesso à informação específica da compra, nem mesmo o valor. Este é um serviço que numa primeira fase estará apenas disponível nos Estados Unidos.

Também muito esperado era o smartwatch da Apple. Este é o primeiro dispositivo da Apple de tecnologia wearable, um campo em que a multinacional ainda não tinha respondido à sul-coreana Samsung e o seu Gallaxy Gear. O relógio, que só funciona quando é sincronizado com um iPhone, estará disponível nos EUA a partir do início de 2015.

Para além da interação com o iPhone, a grande novidade do relógio está mesmo nas aplicações relacionadas com a saúde. "Este é o dispositivo mais pessoal que criamos", anunciou Tim Cook: "com o Apple Watch, vai poder partilhar algo tão pessoal como o seu próprio batimento cardíaco".
Tópicos
PUB