Apreendidos em Itália 30 milhões de litros de leite Nestlé para crianças

A justiça italiana ordenou hoje a apreensão, em território nacional, de cerca de 30 milhões de litros de leite para crianças produzido pela sociedade Nestlé dados como impróprios para consumo, noticiou a agência Ansa.

Agência LUSA /

Por ordem judicial, segundo a Ansa, agentes da administração foram destacados a partir da manhã de hoje para apreender o leite.

Praticamente todo o leite Nestlé para crianças à venda no mercado italiano é abrangido por esta ordem judicial, "porque se tornou impróprio para consumo devido a uma substância produzida pelas embalagens", refere a agência, citando a justiça italiana.

Um comunicado da filial italiana da Nestlé, datado de 21 de Novembro, informava que a sociedade decidira "retirar imediatamente todos os produtos assinalados pelas autoridades" como contendo vestígios de um produto, o ITX, utilizado no fabrico de embalagens.

Na versão da Ansa, foi feita uma primeira apreensão de dois milhões de litros de leite no passado dia 09, mas análises posteriores indicaram que todos os produtos cujo prazo de validade expire em Setembro de 2006 estão contaminados e devem ser retirados do mercado.

De acordo com peritos italianos, não é ainda claro se a substância referida é tóxica, mas comprovou-se que altera as propriedades do leite e este deve, portanto, ser retirado do mercado.

A Nestlé alterou os processos de fabrico de embalagens de forma a eliminar a presença desta substância no leite, refere o comunicado.

Ainda segundo a Ansa, os produtos da Nestlé com prazo de validade posterior a Setembro de 2006 não representam qualquer risco.

PUB