Aprovada em Espanha nova lei antitabaco para entrar em vigor a 1 de Janeiro
O Congresso de Deputados espanhol aprovou hoje por unanimidade o projecto de lei de medidas sanitárias contra o tabagismo, conhecido coma a Lei Antitabaco, que entrará em vigor a partir de 01 de Janeiro.
O texto suscitou um amplo debate social em Espanha por proibir, entre outras medidas, o consumo do tabaco em locais de trabalho, públicos e privados.
A lei estabelece a proibição total de fumar em centros, serviços de saúde ou hospitais, em estabelecimentos de ensino, instalações desportivas e espaços comercias, bem como nos transportes públicos, estações de serviço e elevadores.
O documento proíbe ainda a venda de tabaco em centros das administrações públicas, em centros de saúde, locais de ensino, espaços culturais e instalações desportivas.
O texto permite a criação de zonas de fumadores em bares e restaurantes com mais de 100 metros quadrados, aeroportos e estações de autocarro e comboio.
Será também proibida a venda a menores de 18 anos, a publicidade do produto na imprensa escrita, rádio e cinemas e ainda a distribuição gratuita ou promocional de tabaco.
As multas aplicáveis em caso de violação vão de 30 a 600 euros para as faltas leves, de 601 a 10 mil para infracções graves e de 10.001 a 600 mil euros para as muito graves.