Arcebispo de Milão suspende padre acusado de abusar sexualmente de um adolescente

O arcebispo de Milão suspendeu um padre de 46 anos acusado de pagar a um adolescente em troca de sexo, de acordo com um comunicado hoje divulgado pelo religioso.

Lusa /

O cardeal Angelo Scola apelou aos paroquianos à "unidade", quando anunciou que estava a suspender o padre Alberto Paolo Lesmo das suas funções como pároco no bairro de Muggiano, em Milão.

"O cardeal Scola e seus colegas expressam a sua angústia e a sua dor, orando pela vítima, pelas pessoas próximas a ela e pelo padre Lesmo", referiu a nota.

O cardeal afirmou que soube apenas recentemente que o padre era objeto de uma investigação iniciada em 2013, mas que aquele escondeu o fato dos seus superiores.

O alegado abuso ocorreu entre 2009 e 2011. A suposta vítima, um viciado em cocaína, era um adolescente na época e prostituiu-se para financiar o seu vício.

A arquidiocese abriu a sua própria investigação.

Os escândalos de abuso sexual de crianças têm atingido a Igreja Católica nos últimos anos, com supostas vítimas a quebrar o seu silêncio nos Estados Unidos, Irlanda, Holanda, Austrália França, Alemanha, Áustria, Bélgica, Canadá, México e Polónia, entre outros países.

O papa Francisco aprovou a criação de um tribunal interno da Igreja Católica para punir bispos que encubram o abuso sexual por padres, mas as redes de sobreviventes de abusos estão céticos de que a situação vá mudar muito nesta questão.

 

Tópicos
PUB