Arcebispo é destaque em desfile de uma escola de samba em São Paulo

Um arcebispo brasileiro participou do desfile da escola Águia de Ouro, na madrugada de hoje, no sambódromo de São Paulo.

Agência LUSA /

A agremiação paulista, que adoptou a desigualdade social como tema de Carnaval, surpreendeu o público ao misturar o sagrado e o profano.

O arcebispo de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, dom Mauro Morelli, um dos criadores do programa Fome Zero do governo de Lula da Silva, desfilou num carro alegórico adornado por anjos.

Dom Mauro Morelli é reconhecido no Brasil pelo seu trabalho social em favor da população carente.

A Águia de Ouro foi uma das escolas que mais empolgou o público em São Paulo na madrugada de hoje de Carnaval.

Segundo o presidente da agremiação, Sydney Carriolo, a letra do samba enredo "O Pão Nosso de cada Dia" teve origem num texto escrito pelo arcebispo dom Mauro Morelli.

"Crianças com fome Deus chora/ o seu futuro é agora/ dignidade eu quero com direitos sociais/ a humanidade longe dos pecados capitais", diz o refrão.

O carro alegórico onde desfilou o religioso foi precedido por outros que representaram os sete pecados capitais, nos quais estavam mulheres quase nuas.

No ano passado, a escola de samba Grande Rio causou polémica com a Igreja Católica ao levar para o sambódromo esculturas reproduzindo actos sexuais do Kama Sutra.

Um juiz brasileiro determinou que as esculturas fossem cobertas, provocando o protesto da escola, que havia escolhido como tema do desfile a importância do preservativo para a prevenção da Sida.


PUB