Ariel Sharon submetido hoje a novo exame neurológico

O primeiro-ministro israelita Ariel Sharon, em coma desde 05 de Janeiro, deverá ser hoje submetido a um novo exame neurológico, indicou o hospital Hadassah de Jerusalém, onde se encontra internado depois de um acidente vascular cerebral.

Agência LUSA /

O estado de saúde do primeiro-ministro, de 77 anos, continua a ser "grave mas estável", sublinharam os médicos que começaram segunda- feira a retirá-lo progressivamente do coma induzido.

Segundo a rádio militar israelita, que cita "fontes médicas", o facto de Ariel Sharon não dar sinal de estar a retomar a consciência, apesar da diminuição dos produtos anestésicos, constitui um "motivo de inquietação".

Quinta-feira, um dos médicos revelou que o primeiro-ministro israelita apresentou progressos.

"Mexe-se cada vez mais, apesar de continuar sob anestesia. Pouco a pouco dará sinais indicando que recupera, mas não pode esperar-se que recupere rapidamente", explicou o neurocirurgião que dirige a equipa médica responsável por Sharon, o médico Félix Umansky.

Quinta-feira, um dreno colocado no crânio de Ariel Sharon foi retirado e os médicos decidiram colocar uma intravenosa no braço pata evitar infecções.

A 04 de Janeiro, Sharon foi conduzido de urgência ao hospital Hadassah devido a um acidente vascular cerebral.

O primeiro-ministro israelita foi operado três vezes e colocado em coma induzido, do qual os médicos o tentam retirar progressivamente.

PUB