Armando Guebuza tomou posse como Presidente da República

Armando Emílio Guebuza já tomou posse como Presidente da República de Moçambique para um mandato de cinco anos. Sucedendo a si próprio na presidência moçambicana, Guebuza prestou juramento em Maputo numa cerimónia a que assistiram milhares de convidados que resistiram a uma manhã de intenso calor.

RTP /
Armando Guebuza jurou respeitar e fazer respeitar a constituição moçambicana António Silva/EPA

Perante Luís Mondlane, Presidente do Conselho Constitucional, Armando Guebuza foi declarado Presidente da República às 11.45 horas locais (9.45 em Portugal) depois de ter recebido os símbolos do poder e jurado respeitar e fazer respeitar a Constituição.

Sete presidentes de países vizinhos estiveram presentes na tomada de posse de Guebuza numa cerimónia que começou cerca das 10 horas locais, com um intenso calor a dominar o cenário, e que constou de orações religiosas e actividades culturais.

"Eu, Armando Emílio Guebuza, juro por minha honra respeitar e fazer respeitar a Constituição, desempenhar com fidelidade o cargo de Presidente da República de Moçambique, dedicar todas as minhas energias à defesa, promoção e consolidação da unidade nacional, dos direitos humanos, da democracia e do bem estar de todos os moçambicanos, e fazer justiça a todos os cidadãos", jurou o chefe de Estado.

 

PUB