Arqueólogos encontram torre de crânios astecas na Cidade do México

O Instituto Nacional de Antropologia e História do México descobriu mais uma torre de crânios que remonta ao período Asteca, na Cidade do México. As primeiras descobertas aconteceram em 2015 mas arqueólogos continuam a ser surpreendidos por novos achados. Desta vez, trata-se de 119 crânios de homens, mulheres e crianças. Acredita-se que estas estruturas fazem parte de um templo Asteca em honra do deus do Sol, Guerra e Sacrifício Humano.

RTP /
Templo Mayor, na Cidade do México Reuters

Um novo achado conhecido por Huey Tzompantli, que faz parte do templo Huitzilopochtli, o principal da capital Asteca Tenochtitlan, num domínio que perdurou entre os séculos XIV e XVI e acabou por ser destruído por conquistadores espanhóis, liderados por Hernán Cortés.

Tenochtitlan foi conquistada em 1521 e a torre de crânios foi descoberta muito perto do Templo Maior, perto da Catedral Metropolitana da Cidade do México.

“O Templo Maior continua a surpreender-nos, e o Huey Tzompantli é sem dúvida um dos achados arqueológicos mais impressionantes dos últimos anos”, disse a ministra da Cultura do México, Alejandra Frausto.

Os arqueólogos já encontraram três construções similares à torre de crânios, datadas entre 1486 e 1502. As primeiras descobertas surpreenderam os profissionais da área que esperavam encontrar apenas guerreiros jovens. No entanto, foram encontrados crânios de mulheres e crianças, o que leva a crer que era palco de sacrifícios humanos.

“Apesar de não sabermos quantas destas pessoas eram guerreiros, pensamos que talvez algumas pessoas fossem mantidas em cativeiro para participarem em cerimónias de sacrifícios humanos”, declarou Raul Barrera, arqueólogo.

“No entanto, sabemos que todos eles foram transformados em seres sagrados. Foram transformados em oferendas aos deuses ou até mesmo personificações de seres divinos”.

Os arqueólogos do Instituto Nacional de Antropologia e História do México acreditam que estes 119 novos crânios fazem parte de uma coleção de sete torres que faziam parte da capital Asteca.
Tópicos
PUB