Arranca computador mais potente da América Latina
A Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM) colocou hoje em funcionamento o computador "KanBalam", o mais potente da América Latina, com uma capacidade de processamento de 7,1 biliões de operações aritméticas por segundo.
"Com este equipamento estamos outra vez entre as melhores universidades do mundo em termos de infra-estrutura e é aí que queremos estar e que o México tem de estar", afirmou o reitor do estabelecimento, Juan Ramón de la Fuente, na sessão de apresentação pública do supercomputador.
"Agora temos a possibilidade de interagir com as melhores (universidade s), apesar de termos menos recursos", acrescentou.
O computador, fabricado pela empresa norte-americana Hewlett-Packard (H P), que nele investiu três milhões de dólares, é 1.979 vezes mais potente do que o computador central que a Universidade Nacional Autónoma do México utilizava d esde 2003.
Alejandro Pisanty, director de computação da UNAM - que é a maior unive rsidade América Latina em número de estudantes - destacou que o computador ocupa o 126º posto entre os 500 mais rápidos do mundo e o 28º entre os de mais alto d esempenho colocados em estabelecimentos do ensino superior.
O "KanBalam" será utilizado especialmente para investigações na área da Astrofísica, Física de Partículas, Química Quântica, Engenharia Sísmica, Geolog ia, Ciências Biológicas, Meteorologia e estudos de contaminação.