Arte ataca. Pinturas de ex-sniper israelita

por Carla Quirino - RTP
Gleb Garanich - Reuters

Do exército israelita para a pintura, David Roytman, em vez de pincéis usa armas para criar obras de arte. Das explosões contra telas nascem mensagens que pretendem chamar a atenção para a necessidade de cuidar da saúde mental dos veteranos de guerra.

As balas são sacos cheios de tinta. Os pincéis podem ser pistolas ou mesmo um canhão de um tanque da Segunda Guerra Mundial.  
Gleb Garanich - Reuters

Entre os buracos e os respingos do impacto da tinta na tela, David distribui letras dos alfabetos latino, hebraico e cirílico, deixando em aberto a interpretação e construção de palavras pelos espetadores.
Gleb Garanich - Reuters

"Todos precisam de pensar, quando enviam seus rapazes para lutar, para proteger o seu país. É importante não esquecer que, quando voltam, precisam de apoio", disse Roytman, sublinhando a necessidade de proteger a saúde mental dos veteranos.

David Roytman, de 42 anos, natural da Ucrânia, foi atirador de elite do exército israelita.
Gleb Garanich - Reuters

Algumas das obras já foram vendidas entre os quatro mil e os oito mil euros.
Gleb Garanich - Reuters

O ex-militar diz ter encontrado nesta forma de arte a maneira de exorcizar memórias da guerra, quando cumpriu serviço em combate.
Gleb Garanich - Reuters

"Esta é a minha cura pela arte. Quando estou a disparar, não em pessoas, não em uma guerra, não durante o serviço militar, estou a fazer isso por diversão. É a minha maneira de dizer algo ao mundo", disse Roytman à Reuters, e acrescenta "Isso faz-me sentir em paz."

Tópicos
pub