Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Assaltantes invadiram consulado de Portugal no Rio de Janeiro e fizeram cônsul refém

por RTP

A residência do Cônsul Geral de Portugal no Rio de Janeiro foi assaltada. O diplomata e a família foram feitos reféns de sexta para sábado. Seis assaltantes invadiram a casa, roubaram vários bens e acabaram por fugir.

Segundo o jornal O Globo, a Polícia Civil já esteve no local para a realização de perícias.

Aos agentes da polícia, testemunhas disseram que os assaltantes estavam armados e não sabiam que ali funcionava o consulado, acreditando tratar-se apenas de uma mansão.

Segundo o depoimento de uma vizinha, citada pelo Globo, todos os reféns foram mantidos numa das divisões da residência sob a vigilância de dois dos assaltantes por cerca de 50 minutos, tendo conseguido levar do local objetos de valor.

O ministro dos Negócios Estrangeiros já garantiu que o cônsul-geral português no Rio de Janeiro e família "estão bem", depois de terem sido vítimas de um "assalto à mão armada" na sua residência oficial.

"Confirmo que infelizmente houve hoje [sábado] um assalto à mão armada (...) à residência do nosso cônsul-geral no Rio de Janeiro, de que foi vítima o cônsul-geral e familiares, felizmente sem consequências pessoais", afirmou Augusto Santos Silva.

O assalto decorreu "durante a madrugada" e "não houve nem exercício de violência, nem feridos, mas foram furtados vários bens pessoais do senhor embaixador, que é o nosso cônsul-geral no Rio de Janeiro", acrescentou o ministro.

"Eu falei com o senhor cônsul-geral há coisa de meia hora e, portanto, posso confirmar que ele está bem e que houve infelizmente esse assalto e que o assalto foi à mão armada, por um grupo de homens, e o resultado disso há a lamentar o roubo de vários bens", adiantou.

"O cônsul-geral e a sua família estão bem, já recuperaram do mau bocado por que passaram" e agora a "polícia brasileira está já a tomar conta da ocorrência e a tentar descobrir os culpados", disse Augusto Santos Silva.
pub