Assalto ao Capitólio. Trump acusado de quatro crimes

Donald Trump é acusado de quatro crimes relacionados com o ataque ao Capitólio dos Estados Unidos, por ter alegadamente incitado à insurreição no dia 6 de janeiro de 2021.

Antena 1 /

EPA

A comissão parlamentar fez apenas uma avaliação política que não é vinculativa.

As conclusões do Congresso foram enviadas para o Departamento de Justiça, ao qual cabe investigar os crimes. Mas esta acusação parece não afetar o ex-presidente norte-americano.

Donald Trump disse que ser acusado de quatro crimes pela comissão que investiga o ataque ao Capitólio o fortalece e acusou o painel de querer impedi-lo de se recandidatar à Presidência.

“Esta gente não percebe que, quando vêm atrás de mim, as pessoas que amam a liberdade defendem-me”, escreveu esta madrugada o ex-presidente em comunicado, partilhado na sua rede social Truth Social. “Isto fortalece-me. O que não me mata torna-me mais forte”.


Trump refere na rede social que tentou enviar 20 mil militares para evitar a violência no 6 de janeiro e que foi à televisão dizer a todos para irem embora.

Falou de uma “agência de investigação dos democratas” que quer impedi-lo de voltar a candidatar-se - “Porque sabem que vou ganhar”, argumentou - e que as acusações são “uma tentativa partidária” de o pôr a ele e ao partido republicano de lado.

Reportagem de João Ricardo Vasconcelos, correspondente da Antena 1 nos Estados Unidos.
PUB