Associação dos Ucranianos em Portugal assinala solidariedade

A Associação dos Ucranianos em Portugal foi apanhada de surpresa com a quantidade de donativos para este inverno. Cobertores, casacos, e mantas são alguns dos donativos que os portugueses estão a fazer chegar a esta estrutura para ajudar milhares de pessoas no país invadido pela Rússia.

Antena 1 /

Pavlo Sadokha, presidente da Associação dos Ucranianos em Portugal, agradece e diz que agora o apoio passa principalmente por aquisição de pequenos geradores de energia elétrica.

As forças militares russas continuam a destruir as várias fontes de produção e distribuição de energia elétrica na Ucrânia, deixando mais de dez milhões de ucranianos em risco de vida, num país onde as temperaturas mínimas rondam, em algumas áreas, os 20 graus negativos.A Organização Mundial da Saúde diz que este inverno é um grande teste para o povo ucraniano.

As autoridades da Ucrânia dizem que praticamente todas as centrais térmicas e hidroelétricas já foram atingidas por bombardeamentos russos.

O diretor da empresa que gere a rede elétrica ucraniana, citado pela agência Reuters, adianta que a maior parte das infraestruturas ficaram fora de serviço e que o país não consegue nesta altura produzir a energia elétrica necessária para as necessidades da população.

No habitual discurso noturno, presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, refere que as pessoas que precisam de serviços básicos podem recorrer ao que chama de centros de invencibilidade. Ou seja, abrigos que dispõem de eletricidade, água, aquecimento, internet e kits de primeiros socorros.

PUB