Imagem: Hubble e JWST / NASA
Uma equipa de astrónomos do instituto alemão Max Planck deu a conhecer a descoberta da maior estrutura conhecida em todo o universo. Trata-se de uma cadeia de aglomerado de galáxias, que batizaram com o nome de Quipu.
Se compararmos a super-estrutura cósmica de Quipu com o comprimento da Via Láctea, é possível perceber que este aglomerado tem mais de 400 megaparsecs de comprimento - o que corresponde a 13 mil vezes a dimensão da galáxia que acolhe o Sistema Solar.
Esta imagem mostra cinco superestruturas recém-descobertas. Quipu (vermelho) é a maior até agora encontrada | Imagem: phys.org
Esta teia cósmica, composta por vária galáxias e matéria escura, estende-se por cerca de mil milhões de anos-luz e é a maior estrutura conhecida do universo até agora. Ainda assim, estima-se que esta super-estrutura represente apenas cerca de dez por cento do universo.
A investigação foi publicada na edição mais recente da revista europeia Astronomy and Astrofísics e está disponível no servidor de pré-impressão arXiv da Universidade Cornell.