Ataque a autocarro em Dortmund: polícia deteve suspeito com ligação ao extremismo islâmico

por RTP
Reuters

As autoridades alemãs detiveram um suspeito com alegada ligação ao extremismo islâmico que estará relacionado com o ataque ao autocarro da equipa de futebol do Borussia de Dortmund.

A investigação em curso está concentrada "em dois suspeitos pertencentes ao movimento islamista", sendo que apenas um foi já detido, disse a Procuradoria Federal alemã.

Os apartamentos de ambos os suspeitos foram revistados, foi ainda anunciado, sem mais pormenores. Das declarações citadas pela agência noticiosa France Presse, depreende-se que o as autoridades ainda não conseguiram localizar o segundo suspeito.

O caso está a ser tratado como um ato terrorista.

Os responsáveis germânicos adiantaram igualmente, em conferência de imprensa, que os explosivos utilizados contra o autocarro da equipa de futebol continham "pedaços de metal" e tinham um alcance potencial de 100 metros. Foram dissimulados atrás de uma sebe. Um dos estilhaços acabou por se alojar no descanso de cabeça de um dos assentos do autocarro.

Decorrem análises para apurar a natureza dos explosivos.

A Procuradoria confirmou também informações anteriores que referiam terem sido encontradas no local das explosões "três cartas idênticas" de conteúdo jihadista, exigindo o fim da participação da Alemanha na luta contra o Estado Islâmico.

Outra suposta reinvindicação, publicada na Internet em nome da extrema-esquerda, não foi considerada credível pelas autoridades.

As três deflagrações produziram ferimentos graves num braço de um dos jogadores do Dortmund, que teve de ser submetido a tratamento hospitalar.

O jogo da Liga dos Campeões entre o Borussia e o Mónaco, que deveria ter-se realizado ontem, foi remarcado para esta tarde.

pub