Ataque a edifício do Governo no Afeganistão faz pelo menos quinze mortos

por RTP
Parwiz Parwiz - Reuters

Na cidade de Jalalabad, no Afeganistão, dois homens armados entraram esta terça-feira num edifício do Governo durante uma reunião entre organizações não-governamentais e mataram pelo menos 15 pessoas.

Obaidullah, uma das testemunhas do ataque, contou que os três homens chegaram num carro preto ao edifício utilizado pelo Governo afegão como departamento de assuntos para os refugiados. Um dos homens, armado, saiu do carro e começou a disparar.

Outro deles, bombista suicida, fez-se explodir junto ao portão do edifício, tendo os restantes entrado logo de seguida nas instalações. Minutos depois, o carro em que chegaram também explodiu, fazendo vários feridos.

Já depois de as forças de segurança afegãs terem chegado ao local, continuaram a ouvir-se tiros e explosões que acabaram por provocar um incêndio no edifício.

Após várias horas, Attaullah Khogyani, porta-voz do Governo afegão, afirmou que os dois agressores tinham sido abatidos. Declarou ainda que pelo menos 15 pessoas tinham morrido durante o ataque e que outras 15 estavam feridas.

O autoproclamado Estado Islâmico já lançou um comunicado em que nega qualquer envolvimento.

Sohrab Qaderi, membro do Conselho Regional de Jalalabad, declarou que deveriam estar cerca de 40 pessoas dentro das instalações no momento do ataque, que aconteceu durante uma reunião entre organizações não-governamentais que se encontravam a debater assuntos relacionados com refugiados.

Qaderi revelou ainda que um dos reféns conseguiu telefonar aos serviços de segurança e dizer que os atacantes ordenaram às pessoas que não se movessem.

Os atentados no Afeganistão têm vindo a aumentar e o número de vítimas é cada vez mais elevado. Também esta terça-feira, a explosão de uma mina na cidade de Farah fez 11 mortos.
Tópicos
pub