Ataque cibernético global com pedido de resgate

Foi desencadeado esta sexta-feira um ataque cibernético em vários países que envolve um pedido de resgate. Em Portugal, a PT foi um dos alvos atingidos. A espanhola Telefónica deu ordens para os computadores serem desligados. Vários hospitais no Reino Unido foram igualmente afetados.

Jorge Almeida - RTP /
Larry Downing - Reuters

O ciberataque que foi lançado afetou em Portugal, algumas grandes empresas como a PT, a EDP e a NOS. A Portugal Telecom já alertou os seus clientes para um vírus perigoso a circular na internet e pede cautela na navegação e na abertura de anexos de correio eletrónico.

Os trabalhadores da empresa de comunicações receberam ordens para desligar os computadores.

A mensagem que está a aparecer nos computadores pirateados.

Este ciberataque está a ser executado com um software malicioso que encripta os ficheiros dos computadores. É feito um pedido de resgate para os utilizadores recuperarem os ficheiros de 300 dólares em bitcoins, a moeda virtual da internet.

O prazo de pagamento é o dia 19 de maio com a ameaça que os ficheiros serão apagados.

O vírus também provoca o bloqueio do computador e o monitor fica com a mensagem do pedido de resgate.
Telefónica atingida em larga escala
O ataque atingiu massivamente a companhia Telefónica em Espanha. Os funcionários da sede receberam instruções para desligar os computadores e não voltar a ligá-los até novas ordens.

O CNI, Centro Nacional de Inteligência, confirmou numa nota enviada às redações que o vírus está a afetar um "grande número de organizações."

Sede da Telefónica em Madrid. Foto: Juan Medina - Reuters

O Ministério da Indústria espanhol, que supervisiona o Instituto Nacional de Segurança Cibernética Espanha (INCIBE), reconheceu em comunicado que "o ataque afetou computadores de funcionários de várias empresas", mas "não afeta o fornecimento serviços, ou o funcionamento das redes ou usuários de tais serviços".

A Vodafone, a Iberdrola, o Santander, o BBVA e a KPMG, são algumas das empresas que estão ser afetadas em Espanha.
Hackers atacam hospitais britânicos
Uma grande parte dos hospitais do Reino Unido também está a ser alvo deste ataque cibernético. Muitos tiveram que reencaminhar doentes urgentes para outras unidades hospitalares.


Alguns médicos estão a colocar no Twitter que tem os computadores bloqueados com um pedido de resgate.

Estão a ser enviadas mensagens de alerta aos utentes para ligarem NHS111 para conselho médico urgente ou o 999 se for uma emergência com risco de vida.
Origem do ataque desconhecida
Os criadores do ataque deverão estar a utilizar o WikiLeaks Vault 7, de acordo com fontes do Instituto de Segurança Cibernética espanhol.

Foto: Jim Urquhar - Reuters

O cryptolocker, um tipo de vírus que encripta documentos pode ter sido lançado da China ou da Rússia, segundo fontes policiais.

O responsável pela Big Data e Inovação da Telefónica, Chema Alonso, reconheceu num tweet da sua conta pessoal que se trata de um ransomware.

Este tipo de malware (programa malicioso) tem sido o principal problema informático das grandes empresas no último ano a nível mundial, consideram os especialistas informáticos.
PUB