Ataque com arma branca faz pelo menos três mortos e um ferido no sul da China

Pelo menos três pessoas morreram e uma ficou ferida hoje, num ataque com arma branca ocorrido na vila de Xincheng, na região semiautónoma de Guangxi, sul da China, informou a polícia local.

Lusa /

O incidente teve lugar por volta das 07:00 (23:00 de quinta-feira em Lisboa), numa zona do município de Chengguan, segundo um comunicado do Departamento de Segurança Pública de Xincheng. As circunstâncias concretas do ataque não foram até ao momento divulgadas.

O presumível autor, um homem de 35 anos identificado pelo apelido Guo, foi detido e encontra-se sob custódia policial.

A pessoa ferida foi transportada para um hospital, enquanto as restantes vítimas não resistiram aos ferimentos causados pelo ataque.

As autoridades indicaram que o caso continua em investigação e não forneceram informações sobre o possível motivo do ataque, desconhecendo-se se o suspeito conhecia as vítimas ou se se tratou de um ato indiscriminado.

Também não foi especificado se o ataque ocorreu num local público ou numa zona residencial.

Nos últimos anos, vários ataques com arma branca foram registados em diferentes regiões da China, alguns com vítimas mortais. Embora as motivações variem, muitos desses episódios têm sido descritos pela imprensa local e autoridades como casos de "vingança contra a sociedade", protagonizados por indivíduos com frustrações pessoais que descarregam a sua raiva contra desconhecidos.

Face à repetição destes incidentes, a Procuradoria Popular Suprema da China prometeu este ano "castigos severos, rigorosos e céleres" para os autores de tais crimes, enquanto o Ministério da Segurança Pública apelou ao reforço da prevenção para "manter a estabilidade social".

 

PUB