Ataque com cerca de 50 drones russo causa falha de energia em Odessa

A Rússia lançou 160 drones de longo alcance contra a Ucrânia desde a tarde de quinta-feira, 47 dos quais atingiram 23 áreas do país, tendo provocado a falta de energia em Odessa, declararam hoje as autoridades ucranianas.

Lusa /
State Emergency Service of Ukraine via REUTERS

Na cidade de Odessa, no sul da Ucrânia, as infraestruturas críticas foram danificadas por drones russos, de acordo com o chefe da administração militar da cidade, Sergi Lisak, na rede social Telegram.

Lisak explicou que um bairro da cidade ficou sem eletricidade, água canalizada e aquecimento como resultado deste mais recente ataque russo.

Odessa sofreu repetidos bombardeamentos russos nos últimos dias, alguns dos quais visaram infraestruturas energéticas.

A cidade, uma das maiores da Ucrânia e o seu principal porto, esteve sem energia durante três dias esta semana, como resultado destes ataques russos.

Desde o início do outono que a Rússia tem vindo a realizar uma campanha de bombardeamentos contra as infraestruturas energéticas da Ucrânia, destruindo uma parte significativa da capacidade de geração de eletricidade e da produção e armazenamento de gás no país.

Os cortes de energia ocorrem durante várias horas por dia em todas as regiões da Ucrânia, uma medida adotada pelas autoridades para fazer face à escassez de geração provocada pelos bombardeamentos russos.

PUB