Ataque "hacker" termina depois de afetar dez instituições brasileiras

"Hackers" ligados à Anonymous Brasil anunciaram hoje na rede social Twitter o fim do ataque aos sítios na Internet de sete bancos, Banco Central, Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e de uma empresa de pagamentos eletrónicos.

Lusa /

A ação decorreu na semana em que é feita grande parte dos pagamentos.

O Banco Central foi o primeiro a ser atacado esta manhã. Em seguida, os sítios na Internet dos bancos Citibank, Panamericano e BMG ficaram também fora de serviço.

Ao início da tarde, foi a vez das páginas da Febraban e da Cielo, empresa de pagamentos eletrónicos, deixarem de funcionar. Contactadas pela agência Lusa, as instituições informaram ter sofrido "interrupções temporárias", sem ameaça para a segurança dos sistemas.

O Citibank não comentou os motivos dos problemas, atribuídos por outras instituições a uma elevada quantidade de pedidos de acesso.

Entre segunda e quinta-feira, os bancos Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e HSBC divulgaram que os seus sítios na Internet passaram por momentos de indisponibilidade. Pelo Twitter, piratas informáticos ligados à Anonymous Brasil comemoraram o êxito da ação.

A estratégia, disseram "hackers" num correio eletrónico enviado à agência Lusa, não era invadir os «sites» ou roubar dados, mas bombardeá-los com acessos para chamar a atenção e protestar "contra a corrupção".

Tópicos
PUB