Ataques aéreos em Kiev, Lutsk, Rivne, Kharkiv e Jitomir

por RTP
Thomas Peter - Reuters

As sirenes de ataque aéreo voltaram a soar esta madrugada em várias cidades ucranianas e foram noticiadas explosões em Lutsk, Rivne, Kharkiv, Jitomir e na capital, Kiev.

Autoridades ucranianas relataram ataques russos no oeste e centro-oeste da Ucrânia durante a noite de domingo.

"Mais uma vez, ataques com mísseis em Lutsk, Kharkiv, Jitomir e Rivne. Mais um dia, mais ataques. Mariupol sob bombardeamento. Os russos já não têm língua, humanismo, civilização. Apenas foguetes e bombas", escreveu o conselheiro presidencial ucraniano Mikhailo Podoliak na rede social Twitter.


"Ontem à noite houve duas explosões muito fortes perto de Jitomir", disse Serhii Sukhomlyn, autarca da cidade ucraniana.

"As pessoas estavam assustadas porque as casas estavam realmente a tremer como se fosse um terramoto. O ataque não foi em Jitomir, mas perto da cidade. Agora a situação em Jitomir está mais ou menos calma", acrescentou Sukhomlyn


Em Lustk, às 22h30 locais, a população diz ter sentido uma segunda explosão na cidade. A administração militar de Volyn (cidade ucraniana cuja capital é Lutsk) informou que mísseis russos atingiram um depósito de petróleo, segundo o The Kiev Independent.

Mais tarde, o The Kiev Independent avançou que o ataque com mísseis em Lustk foi realizado a partir de território da Bielorrússia, que tem sido uma base e área de preparação para as forças militares russas. "Os socorristas ainda estão a trabalhar no local do ataque do míssil. De acordo com dados preliminares, não há informações sobre vítimas", disse o chefe da administração militar regional de Volyn, Yuriy Pohulyayko.

Pohulyayko acrescentou que o míssil de cruzeiro estava a voar a uma baixa altitude e, por isso, os radares não conseguiram detetá-lo.

Na semana passada, o gabinete do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, já tinha alertado para a ameaça de um ataque à cidade de Volyn a partir da Bielorrússia, aliado de Moscovo.

Localizada a noroeste da Ucrânia, Volyn fica junto às fronteiras da Ucrânia com a Polónia e a Bielorrússia.

c/agências

 

 

Tópicos
pub