Ataques de tubarão aumentaram em 2021 após três anos de declínio

por RTP
Reuters

Os ataques de tubarão aumentaram em todo o mundo em 2021, depois de terem diminuído durante três anos consecutivos. Especialistas explicam que o número de ataques registados o ano passado (73) está alinhado com a média global dos últimos anos, apesar do aumento acentuado relativamente a 2020.

Investigadores do International Shark Attack File (ISAF) registaram 73 ataques de tubarão não provocados em 2021, mais 21 do que no ano passado. O responsável pelo ISAF, Tyler Bowling, afirmou que os 52 ataques registados em 2020 foram o número mais baixo documentado em mais de uma década, provocado pelo encerramento das praias devido à pandemia da covid-19.

Apesar do grande aumento de 2020 para 2021, Bowling explicou que o número reportado o ano passado está alinhado com a média global dos últimos cinco anos, calculada em 72 ataques.

“Os ataques de tubarão diminuíram drasticamente em 2020 devido à pandemia. O ano passado foi muito mais típico, com números médios de ataques de uma variedade de espécies e mortes causadas por tubarões-brancos, tubarões-touro e tubarões-tigre”, explicou o diretor do ISAF, citado por The Guardian.

Do total de 73 ataques por tubarão registados em 2020, onze resultaram em morte, das quais nove foram consideradas não provocadas. A maioria das mortes não provocadas foi registada na região do Pacífico Sul, onde foram reportadas três mortes na Austrália, duas na Nova Zelândia e uma na Nova Caledónia. Os Estados Unidos, Brasil e África do Sul tiveram apenas um ataque fatal de tubarão. Os ataques são considerados “provocados” quando são os humanos a invadir o habitat dos tubarões, por exemplo, durante a pesca submarina.

Do total de ataques registados o ano passado, 47, ou seja, 64 por cento, ocorreram nos EUA. A Flórida continua a ser o Estado norte-americano com mais ataques de tubarão, tendo registado 28 ataques não provocados em 2021, em comparação com os 19 reportados no resto dos EUA. O único ataque fatal de tubarão não provocado nos EUA em 2021 ocorreu na Califórnia.

Depois dos EUA, os países que registaram o maior número de ataques por tubarão em 2021 foram a Austrália, com 12 ataques, e o Brasil e Nova Zelândia, com três.
Tópicos
pub