Ataques suicidas em três igrejas da Indonésia

Três ataques à bomba a igrejas cristãs em Surabaya, Indonésia, causaram pelo menos dois mortos, disseram fontes policiais.

Mário Aleixo - RTP /
O caos instalou-se na cidade indonésia de Surabaya Epa-str

Estes os números avançados pelas autoridades mas poderá ser superior o número de vítimas.

"Verificaram-se três ataques contra três igrejas", disse o porta-voz da polícia, Frans Barung Magera, acrescentando que, além das duas vítimas mortais, estão contabilizados pelo menos 13 feridos.

A polícia encontrou uma quarta bomba numa outra igreja mas que não chegou a explodir.

"As vítimas ainda estão a ser identificadas", disse o responsável policial de Java Oriental.

A polícia informou ainda que os ataques foram realizados por "homens-bomba".

Imagens de televisão mostraram detritos espalhados pela entrada de uma igreja e da polícia isolando as áreas à medida que as multidões se reuniam.

A Indonésia abriga um número significativo de cristãos, hindus e budistas, mas há preocupações com a crescente intolerância.

A rádio local Elshinta refere que os ataques suicidas terão causado cinco mortos, mas esse número não foi ainda confirmado pelas autoridades.

A província de Java oriental é um dos palcos de ataques de movimentos extremistas islâmicos, já que a sua capital, Surabaya, é uma das cidades com maior diversidade religiosa naquele que é o mais populoso país muçulmano do mundo.

Os ataques a alvos cristãos acontecem dias depois de as autoridades indonésias terem posto fim a uma crise de reféns num centro de detenção perto de Jacarta, uma ação reivindicada pelo movimento extremista Estado Islâmico.
PUB