Atirador da universidade UCLA tinha uma "lista de pessoas a matar"
Los Angeles, Estados Unidos, 02 jun (Lusa) -- O homem que matou um professor na universidade UCLA de Los Angeles e se suicidou na quarta-feira tinha uma "lista de pessoas a matar" que incluía uma mulher encontrada morta no estado do Minnesota, anunciou hoje a polícia.
A polícia encontrou uma "lista de pessoas a matar" em casa do homicida, identificado como Mainak Sarkar, de 38 anos.
Nessa lista figuravam o nome do professor e também o de uma mulher encontrada morta no Minnesota (norte), indicou Jane Kim, porta-voz da polícia de Los Angeles (LAPD).
Sarkar entrou na quarta-feira de manhã num pequeno gabinete do edifício de engenharia do campus da Universidade da Califórnia (UCLA), em Los Angeles, matou William Klug, de 39 anos, professor de engenharia, e suicidou-se em seguida.
O nome de outro professor da UCLA constava igualmente da "kill list", mas ele não foi atacado.
Depois de ter visto o nome da mulher naquela lista, a polícia deslocou-se à sua residência, numa pequena cidade do Minnesota, onde foi encontrada morta a tiro, antes do tiroteio no campus da UCLA, explicou Mark Bruley, chefe-adjunto da polícia da cidade, Brooklyn Park.
A mulher não foi identificada, mas várias informações não verificadas indicam que ela era a ex-namorada de Mainak Sarkar e era médica.
As autoridades supõem que Sarkar se meteu à estrada do Minnesota até Los Angeles e estão à procura da sua viatura.
O tiroteio levou ao isolamento do enorme campus universitário, para onde foram deslocadas em massa forças policiais.
A universidade reabriu hoje e está prevista uma vigília em homenagem ao professor Klug.
Segundo o Los Angeles Times, Sarkar, estudante de engenharia, acusava o professor de lhe ter roubado a palavra-passe do computador e de a ter dado a outra pessoa.
O jornal cita outra fonte que assegura que as acusações do atirador eram "completamente falsas" e descreve o professor, pai de duas crianças, como um homem gentil que ajudou Mainak Sarkar a terminar a sua tese em 2013.
Mas o estudante terá desenvolvido uma verdadeira animosidade em relação ao professor, descrevendo-o numa mensagem publicada no seu blog, citada por vários `media` e depois apagada, como "uma pessoa doente".
"Aconselho vivamente qualquer novo estudante que chegue à UCLA para se afastar daquele tipo", escreveu.
Segundo a sua página do LinkedIn, Mainak Sarkar obteve o seu mestrado na universidade de Stanford, na Califórnia, depois de se ter licenciado em 2000 pelo Instituto de Tecnologia de Kharagpur, na Índia.
Terá, em seguida, trabalhado como assistente de investigação na Universidade do Texas, em 2003, antes de se tornar criador de `software`.