Atividade vulcânica em Marte tem pelo menos dois mil milhões de anos

Redação, 01 fev (Lusa) - A análise a um meteorito de Marte, encontrado em África em 2012, revelou indícios de atividade vulcânica no planeta há dois mil milhões de anos, revela um estudo divulgado hoje na revista Science Advances.

Lusa /
O Monte Olimpo em Marte é até agora o maior vulcão descoberto no Sistema Solar. Foi o mais recente do planeta a formar-se e é duas vezes e meia mais alto do que o Evereste. DR

Para o autor principal do estudo, Tom Lapen, professor de geologia da Universidade de Houston, nos Estados Unidos, os resultados oferecem novas pistas sobre como o `planeta vermelho` evoluiu e sobre a história da sua atividade vulcânica.

Muito do que os cientistas sabem sobre a composição de rochas vulcânicas de Marte tem origem em meteoritos descobertos na Terra.

O meteorito de 2012, conhecido como Noroeste de África 7635, foi detetado por ser um tipo de rocha vulcânica chamada `shergoti`. Onze destes meteoritos marcianos, com composição química e tempo de ejeção semelhantes, já foram encontrados.

A análise de diferentes substâncias fornece informações sobre a idade do meteorito, a sua fonte de magma e o tempo em que esteve na superfície da Terra.

O `Noroeste de África` ter-se-á formado há 2,4 mil milhões de anos, o que indicia, segundo o investigador, que foi ejetado de um dos maiores centros vulcânicos do Sistema Solar.

PUB