Austrália apoia independência, China «profundamente preocupada»

Lisboa, 18 Fev (Lusa) - A declaração unilateral de independência do Kosovo recebeu hoje uma declaração de apoio por parte do primeiro-ministro australiano, enquanto a China se afirmou "profundamente preocupada".

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

O primeiro-ministro australiano, Kevin Rudd, anunciou em Sydney que em breve o seu país fará o reconhecimento formal do Kosovo como estado independente.

Em declarações à estação australiana ABC, Rudd afirmou ter distribuído uma orientação aos seus representantes diplomáticos espalhados pelo mundo no sentido de que esta declaração de independência "segue uma linha de conduta apropriada".

"A triste história do Kosovo leva a que façamos tudo para assegurar aos cidadãos dessa região do mundo que serão protegidos no futuro e é por isso que procederemos ao reconhecimento diplomático na primeira ocasião", afirmou Rudd.

Entretanto, o porta-voz do ministério chinês dos Negócios Estrangeiros, Liu Jianchao, afirmou hoje que a China está "profundamente preocupada" com a declaração unilateral de independência do Kosovo.

"A iniciativa unilateral adoptada pelo Kosovo arrisca-se a criar reacções em cadeia e a ter repercussões negativas importantes na paz e na estabilidade da região dos Balcãs", declarou Jianchao, em comunicado.

"A resolução do problema do Kosovo", afirmou Jianchao, "está ligada à paz e estabilidade na região dos Balcãs, à autoridade e ao funcionamento do Conselho de Segurança e aos princípios fundamentais das relações internacionais."

"A China sempre considerou que o melhor meio de resolver o problema do Kosovo é do pôr em prática um plano aceitável para todos, mediante negociações bilaterais entre a Sérvia e o Kosovo", refere o comunicado de Jianchao.

Por esse motivo, conclui a nota, "a China lança um apelo à Sérvia e ao Kosovo para que continuem a negociar uma solução adequada no quadro do direito internacional, a fim de manter a paz e a segurança na região dos Balcãs".

Recorde-se que o Parlamento do Kosovo, reunido em sessão plenária extraordinária no domingo, aprovou por aclamação a declaração unilateral de independência daquela província de maioria albanesa no Sul da Sérvia e que se encontra desde 1999 sob controlo da ONU.

OM.

.


PUB