Australia destina mais de 603 milhões de euros para produzir painéis solares

por Lusa

O Governo da Austrália anunciou hoje um montante de 603 milhões de euros para apoiar a produção de painéis solares no país, que tem a maior percentagem de casas com painéis solares no mundo.

O programa Solar SunShot vai canalizar apoios e subsídios para os fabricantes de painéis solares no país, no âmbito da política governamental de tornar a Austrália numa superpotência mundial das energias renováveis, de acordo com um comunicado.

"A Austrália não deve ser o último elo de uma cadeia de abastecimento mundial baseada numa invenção australiana", afirmou o primeiro-ministro Anthony Albanese.

Apesar de "uma em cada três casas australianas ter painéis solares, apenas 1% foi fabricado" no país, indicou a mesma nota.

"Temos todos os metais e minerais necessários para sermos um ator central na transformação para zero [emissões] e um historial como produtor e exportador fiável de energia. Podemos também investir em capacidades de produção estratégicas, nomeadamente em componentes essenciais para a transição energética e económica, como os painéis solares", acrescentou Albanese.

O montante agora anunciado vem juntar-se aos mais de 40 mil milhões de dólares australianos (cerca de 24 mil milhões de euros) já prometidos pela administração Albanese, que tomou posse em maio de 2022, com o compromisso de fazer da luta contra a crise climática uma prioridade.

O governo trabalhista (centro-esquerda) da Austrália estabeleceu como objetivo que 82% da rede energética seja alimentada por energias renováveis (atualmente 40%) até 2030, altura em que se comprometeu a reduzir as emissões poluentes em 43% e a atingir emissões zero até 2050.

pub