Austrália e China realizaram reunião sobre defesa

por Lusa
Os ministros da Defesa australiano e chinês reúnem-se após três anos de tensão EPA

A Austrália e a China reuniram-se para discutir matéria de defesa, informou Camberra, dias depois de Pequim ter condenado o plano australiano de se munir de uma frota de submarinos movidos a energia nuclear.

As conversações, "conduzidas num ambiente profissional", indicou o lado australiano, marcaram a primeira reunião formal dos responsáveis de defesa dos dois países desde 2019.

Os responsáveis australianos receberam, na quarta-feira, em Camberra, uma delegação do Exército de Libertação do Povo para um diálogo centrado em questões de segurança regional, informou um porta-voz da defesa australiana.

O encontro é o mais recente sinal de que a China e a Austrália estão a retomar as relações após um interregno diplomático, apesar das disputas sobre a crescente influência diplomática e militar da China no Pacífico.

A China avisou a Austrália, o Reino Unido e os Estados Unidos de que estavam a seguir "um caminho errado e perigoso" depois de terem anunciado, a 13 de março, um acordo a longo prazo para equipar a Austrália com submarinos de propulsão nuclear armados com mísseis de cruzeiro.

A conclusão da aliança entre os três países, com o cancelamento de Camberra do contrato para a aquisição de 12 submarinos franceses, tinha também conduzido a uma crise diplomática com a França em 2021.

 

Tópicos
pub