Áustria. Tiroteio em Viena faz pelo menos dois mortos

Na noite de hoje registou-se um tiroteio no centro de Viena, dando lugar a uma mobilização policial em larga escala, perto da Schwedenplatz. A polícia exortou a população a permanecer em casa e as pessoas que estivessem em restaurantes a que aí se mantivessem.

RTP /
Lisi Niesner, Reuters

Segundo a agência Reuters, o ministro austríaco do Interior, Karl Nehammer. adiantou que o tiroteio parece ter tido origem num ataque terrorista, levado a cabo por várias pessoas e contra seis alvos no centro da cidade. Um cordão policial isolou de imediato toda a área, mas vários suspeitos estão ainda a monte, conseguindo até agora escapar ao que vem sendo descrito como verdadeira "caça ao homem".

Registaram-se vários feridos e pelo menos dois mortos. O líder da comunidade judaica austríaca, Oskar Deutsch, declarou que não há provas de que o atentado visasse a sinagoga de Viena, situada próximo do local.

Um agente da polícia conta-se entre os feridos e encontra-se em estado grave. Um dos suspeitos de autoria do atentado foi detido e um outro foi abatido.

A polícia de Viena fez um apelo a que não fossem partilhados os videos que possam ter feito transeuntes no momento do tiroteio, porque a partilha poria em risco os agentes envolvidos na operação, bem como a população civil.
PUB