Autor de denúncias contra governo Lula da Silva deixa presidência do PTB

O principal autor das denúncias de corrupção que abalaram o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou sexta-feira o seu afastamento do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

Agência LUSA /

O deputado Roberto Jefferson, até há poucas semanas um dos principais aliados políticos de Lula da Silva, decidiu deixar a presidência do partido para evitar desgaste na imagem do PTB, um partido de direita.

Numa reunião da direcção do PTB, em Brasília, um dos partidos que formam a base de apoio de Lula da Silva no Congresso, Roberto Jefferson voltou a acusar publicamente um dos principais membros da equipa de Lula da Silva.

O deputado disse que José Dirceu, antigo ministro da Casa Civil e considerado um dos mais influentes do governo de Lula da Silva, foi o "chefe do maior esquema de corrupção já visto nos "últimos anos".

As denúncias de envolvimento num suposto esquema de pagamento de uma verba ("mensalão") levaram à demissão de José Dirceu, anunciada quinta-feira, em Brasília.

José Dirceu foi o primeiro a deixar o Governo de Lula da Silva na sequência de uma série de escândalos de corrupção divulgados recentemente.

Segundo as denúncias de Roberto Jefferson, a verba ("mensalão") de cerca de 10.000 euros (30.000 reais) era paga supostamente pelo Partido dos Trabalhadores (PT), de Lula da Silva, para comprar apoio de parlamentares de outros partidos no Congresso Nacional.

A série de denúncias de corrupção no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou-se há cerca de um mês com a publicação de uma denúncia pela revista Veja, uma das mais importantes publicações semanais do Brasil.

A reportagem revelou uma cassete de vídeo com imagens de um alto funcionário da estatal dos Correios, ligado ao PTB, recebendo cerca de 1.000 euros (3.000 reais) de supostos empresários.

Em troca, os dois empresários receberiam verbas para participar em concursos públicos da estatal para fornecimento de equipamentos.

O Congresso Nacional criou esta semana uma comissão especial parlamentar para investigar as denúncias de corrupção nos Correios.

Ao anunciar o seu afastamento da presidência do PTB, Roberto Jefferson voltou a dizer que Lula da Silva desconhecia o esquema de corrupção supostamente criado pelo PT.

"O presidente Lula mostrou que é um homem que está acima de qualquer erro. O presidente sai fortalecido (com a demissão de José Dirceu", afirmou o deputado eleito pelo Estado do Rio de Janeiro.

PUB