Autor de tiroteio em cinema de Denver pode ser condenado à morte

James Holmes, autor presumível do tiroteio no cinema de Aurora uma pequena localidade de Denver, no Estado do Colorado (EUA) durante a estreia do filme Batman, poderá ser condenado à pena de morte. É essa precisamente a pena que a Procuradora estadual admite vir a pedir depois de consultadas as famílias das vítimas.

RTP /
De cabelo vermelho, Holmes apresentou-se cabisbaixo perante o juiz Reuters

Carol Chambers admitiu publicamente que o tiroteio, que provocou 12 mortos e 58 feridos na sexta-feira no cinema de Denver, poderá vir a ser passível de um pedido de condenação a uma pena de morte e que os serviços seu gabinete (Ministério Público local) ponderam solicitar a pena mais gravosa, mas não sem antes consultarem as famílias das vítimas.

James Holmes foi presente, pela primeira vez desde a sua detenção, esta segunda-feira a um juiz, saindo da prisão de Centennial, localidade a vinte quilómetros do cinema, onde se encontra em isolamento total para sua própria proteção, por as autoridades temerem que possa ser vítima de represálias.

Prevista para as 09h30 locais (15h30GMT) numa sala do próprio complexo prisional, a audiência judicial serve para que Holmes seja notificado das acusações de homicídio que contra si impendem. Para além dos crimes de homicídio, poder-lhe-ão ser ainda imputados vários crimes de ofensas à integridade física.

Após a audiência desta segunda-feira, a Procuradoria do Colorado terá três dias para proferir uma acusação.

O jovem de 24 anos apareceu em público na audiência com o cabelo pintado de vermelho e olhando para o chão, como que vergado pelo peso do ato que cometeu.

Em silêncio enquanto o juiz lhe lia os factos de que esta indiciado, Holmes parecia triste e ia abanando a cabeça à medida que ouvia o juiz.
Holmes remeteu-se ao silêncio

Ao ser detido, após o tiroteio num parque do cinema onde era projetado o ultimo filme da saga “Batman”, Holmes remeteu-se ao silêncio de acordo com o chefe da polícia de Aurora. O suspeito entregou-se aos agentes de autoridade e informou-os de que o seu apartamento, localizado a alguns quilómetros de distância, se encontrava armadilhado.

As autoridades policiais de imediato se deslocaram ao local. As operações de desmontagem das engenhosas armadilhas colocadas na casa do alegado homicida foram dadas por concluídas no passado sábado.

Algumas provas que poderão indiciar a autoria do crime terão sido recolhidas no local, entre as quais uma máscara de Batman. Face à recusa do alegado homicida em colaborar com a polícia, não existem muitas informações disponíveis, nem tão pouco justificações para o ato já que Holmes se recusa a explicar os motivos da sua ação.
PUB