Autor esclarece vídeo de migrantes a recusar ajuda da Cruz Vermelha

por Graça Andrade Ramos, - RTP
Polícia da Macedónia dia 21 de agosto de 2015, de guarda junto a uma barreira fronteiriça de arame onde se encostam centenas de migrantes vindos do Médio Oriente e que pretendem chegar à Europa central. Alexandros Avramidis - Reuters

Um vídeo amplamente difundido nas redes sociais mostra migrantes junto à fronteira com a Macedónia a recusar auxílio humanitário - mas não por motivos religiosos, como foi avançado por vários blogs anti-islâmicos.

O próprio autor do vídeo, citado pelo jornal online Il Post, esclareceu o que se passou e afastou a interpretação dada às imagens por quem não esteve presente.

Il Post refere que trocou vários mensagens eletrónicas com Predrag Petrovic, editor chefe do website macedónio de notícias a1on.mk que também filmou a cena e a publicou no dia 22 de agosto de 2015.

O vídeo foi filmado na fronteira da Grécia com a Macedónia perto da aldeia de Gevjelija. Mostra migrantes à chuva a protestar e a recusar os pacotes marcados com o logo da Cruz Vermelha que soldados da fronteira tentam entregar-lhes.

Alegadamente, estariam a recusá-los devido ao símbolo da cruz e por recearem que a comida fosse Haraam - proibida pelo Islão.



Ao Il Post Petrovic esclareceu que os migrantes recusaram o auxílio em protesto por não serem autorizados a atravessar da Grécia para a Macedónia.

"Os refugiados" - afirma Petrovic num dos e-mails enviados ao Il Post - "tinham passado três dias na terra de ninguém entre a Macedónia e a Grécia. Na altura em que o vídeo foi filmado estava a chover e os refugiados tinham passado quase duas horas sob a chuva. A polícia macedónia não os deixava atravessar a fronteira".

"Então a Cruz Vermelha chegou para distribuir ajuda aos refugiados, sob a forma de alimentos e água. Os refugiados estavam zangados porque não estavam a ser autorizados a atravessar para a Macedónia, portanto recusaram a ajuda gritando "não! não!". A polícia Macedónia só autorizava um grupo de 200/300 refugiados a atravessar a fronteira a cada duas horas, por ser essa a capacidade do comboio que liga Gevgelika até à fronteira da Sérvia no qual eram transportados". 
Cruz Vermelha confirma

Corinne Ambler, coordenadora das comunicações da Cruz Vermelha confirmou a versão de Petrovic, igualmente via e-mail. Afirma que os migrantes agiram sob uma carga de frustração.

"A Cruz Vermelha tem estado a distribuir auxílio e assistência a milhares de pessoas na fronteira e vai continuar a fazê-lo enquanto existir a necessidade humanitária", refere, citada pelo Il Post. "Distribuímos entre 3000 a 4000 pacotes por semana e têm sido aceites com gratidão sem incidentes de pessoas a recusarem-nos", acrescentou.

O vídeo foi re-publicado pelo rede Reddit a 23 de agosto sob o título "Refugiados na Europa deitam fora pacotes de ajuda por terem neles cruzes vermelhas".

A publicação do vídeo gerou uma acesa discussão com mais de 500 comentários e foi depois subtitulada com "título enganador".

O vídeo foi igualmente reproduzido com a interpretação anti-islâmica por vários sites e blogs a alertar para os alegados riscos de deixar entrar imigrantes islâmicos na Europa, sem controlo.
Tópicos
pub