Autoridade Palestiniana convoca todas as fações para reunião de emergência

por Lusa
Ibraheem Abu Mustafa - Reuters

O presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, vai convocar todas as fações do território para discutir o recente aumento de violência na Cisjordânia, em reunião de emergência no Cairo.

De acordo com a Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Abbas espera que representantes do movimento islâmico Hamas participem do encontro, bem como elementos da organização Jihad Islâmica, que tem sido protagonista de intensos confrontos contra o Exército israelita.

O aumento da tensão nos últimos meses provocou a morte de mais de 185 palestinianos e de 25 israelitas, alimentando o receio de um surto generalizado de violência.

Os confrontos aumentaram especialmente a partir 19 de junho, quando um ataque do exército israelita em Jenin matou sete palestinianos - incluindo dois menores - e fez mais de 90 feridos.

Apenas um dia depois, quatro israelitas foram mortos num ataque perto do colonato de Eli.

O encontro a convite de Abbas vai realizar-se no Cairo, Egito, para facilitar a presença de todas as fações.

Recentemente, o vice-primeiro-ministro palestiniano Ziyad Abu Amr confirmou que o Governo egípcio tinha concordado em acolher a reunião, mas até agora nenhuma das fações palestinas confirmou a sua presença.

Tópicos
pub